UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/01/2008 - 11h22

Cientistas testam 'com sucesso vacina definitiva' contra gripe

Da BBC Brasil
Uma vacina que tem o potencial de oferecer proteção permanente contra todas as formas do vírus da gripe obteve bons resultados em recentes testes com humanos.

A vacina, produzida pela empresa de biotecnologia britânica Acambis, poderia prevenir contra todas as formas do vírus Influenza A, causador mais comum da gripe em todas as faixas etárias.

Atualmente as vacinas contra a gripe são constantemente alteradas por causa das constantes mutações do vírus.

De acordo com especialistas, a nova vacina, chamada de ACAM-FLU-A, ataca a proteína imutável M2, encontrada na superfície de todas as variantes do vírus.

Gripe aviária

Além de oferecer imunidade por um período mais longo, a vacina ainda poderia ser estocada, afirmam os farmacêuticos.

Os testes, realizados nos Estados Unidos, mostraram que nove entre 10 cobaias que tomaram duas doses da vacina desenvolveram anticorpos contra o vírus Influenza A.

"Sendo uma vacina universal, a ACAM-FLU-A pode potencialmente superar muitas das deficiências da vacinas atuais contra o Influeza", afirmou Michael Watson, vice-presidente executivo da Acambis.

Ainda segundo ele, a vacina poderia ser produzida "em qualquer época do ano e ser estocada antecipadamente a uma epidemia ou potencialmente ser usada para garantir a proteção da população contra futuras ondas das doença".

Todos os anos, cerca de 500 mil pessoas morrem no mundo vítimas da gripe.

Paralelamente aos testes, a Acambis anunciou ter conduzido um estudo pré-clínico para investigar se a mesma vacina poderia também ser eficaz na prevenção contra o vírus H5N1, que causa gripe aviária em humanos.

Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host