UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

02/09/2009 - 12h24

Astronautas completam 1ª caminhada da missão do "Discovery" à ISS

Da Efe
Em Washington
Os astronautas John Olivas e Nicole Stott completaram hoje a primeira das três caminhadas da missão do ônibus espacial "Discovery" à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

Olivas e Stott retornaram ao compartimento de descompressão às 1h19 de Brasília desta quarta-feira após uma jornada de trabalho de mais de seis horas na qual tiraram um tanque de amoníaco da viga central da ISS.

Esse tanque, que será substituído em outra caminhada espacial, faz parte do sistema de esfriamento do complexo "Alfa" que órbita a Terra a 385 quilômetros da superfície.

O único problema para a primeira incursão da missão STS-128 ocorreu quando se interromperam as comunicações durante mais de meia hora entre os astronautas e o controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa em Houston.

"Não há nenhum problema vinculado à missão", disse o comentarista da missão que recebe o sinal desde o espaço através de uma antena em White Sands (Novo México).

Os astronautas também recolheram materiais processados durante experimentos científicos assim como uma prova, também científica, realizada no laboratório "Columbus" da Agência Espacial Europeia (ESA) e os transferiram ao Discovery para serem trazidos à Terra.

A segunda caminhada espacial será realizada por Olivas e pelo astronauta sueco Christer Fuglesang, outro integrante da missão, na próxima quinta-feira.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter