UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/10/2009 - 15h25

Nasa adia lançamento do protótipo de foguete "Ares I-X"

Da Efe

A Nasa (agência espacial americana) adiou para amanhã o lançamento do protótipo de foguete "Ares I-X", devido a problemas técnicos menores e a condições meteorológicas pouco favoráveis.

 

Antes do cancelamento para hoje, a Nasa teve que adiar várias vezes o lançamento a partir do Centro Espacial Kennedy, que serviria como um teste de um futuro propulsor de naves.

 

O período propício para o lançamento começou às 10h de Brasília e, quase três horas e meia depois, os técnicos e diretores de missão decidiram deixar a operação para amanhã, quando deve haver melhores condições meteorológicas.

 

O foguete, de 100 metros de altura e pronto para um teste que custará US$ 445 milhões, consiste em dois segmentos, um real e com combustível sólido e outro oco para configurar o tamanho e peso do "Ares I" real, no qual a Nasa coloca suas esperanças para o transporte de astronautas em baixas órbitas depois da era das naves.

 

O adiamento de hoje foi devido, em parte, às condições meteorológicas em transformação na área da Flórida onde fica o centro Kennedy, com ventos fortes e nuvens altas. A passagem de um foguete deste tipo através das nuvens pode causar transtornos elétricos que prejudicam os instrumentos a bordo.

 

Também houve dificuldades para rasgar a cobertura plástica no teto do foguete, o propulsor mais longo do mundo, apesar dos repetidos puxões com uma corda que, finalmente, arrebentou.
 

Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter