UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA
[selo]

14/12/2007 - 09h42

Impasse entre Europa e EUA ameaça acordo em Bali

Eric Brücher Camara
Enviado especial a Bali (Indonésia)
A conferência das Nações Unidas (ONU) sobre mudança climática em Bali, Indonésia, entra nesta sexta-feira no seu último dia - marcada por uma queda-de-braço entre Estados Unidos e União Européia (UE) que pode selar o fracasso do encontro.

A UE considera fundamental que o texto produzido em Bali para guiar as discussões nos próximos dois anos, o chamado "mapa do caminho", inclua referência às metas obrigatórias de cortes de emissão recomendadas pelo Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC).

Os americanos, no entanto, são contra qualquer menção a essas metas - que prevêem uma redução de 25% a 40% nas emissões dos países desenvolvidos até 2020 - e propõem como alternativa a adoção de metas nacionais voluntárias.

Nas negociações da manhã de sexta-feira, os negociadores indonésios, que tentam intermediar a crise, propuseram um novo texto que exclui as metas polêmicas. No entanto, os europeus reafirmaram a "necessidade" de metas fixas.

Destino

"Continuamos a insistir que seja incluída uma referência indicativa para redução de emissões dos países ricos até 2020'', afirmou o chefe da UE para meio ambiente, Stavros Dimas.

"O mapa do caminho de Bali precisa ter um destino claro para guiar as negociações nos próximos dois anos."

Deste quarta-feira, as discussões estão sendo lideradas pelos ministros de Estado.

Mais de 190 países participam do encontro, que começou no dia 4 e deve varar a madrugada deste sábado, para concluir o "mapa do caminho", cujo objetivo final é levar à produção de um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto em 2012.

Na quinta-feira, a UE chegou a ameaçar boicotar a reunião proposta pelo governo americano para janeiro com as maiores economias do mundo, caso não seja possível fechar um acordo em Bali.

O tratado que vigora atualmente prevê cortes de emissões de 5,2% até 2012 nos países desenvolvidos, mas os Estados Unidos se recusam a ratificá-lo.
Mais
Ban Ki-moon voltará a Bali para pressionar acordo
"O quebra-pau continua na plenária"
Conferência sobre o clima apresenta divisão amarga entre EUA e UE
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host