UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA
[selo]

31/03/2008 - 10h00

Estudo descobre seis novos genes ligados à diabetes tipo 2

Da BBC Brasil
Um estudo envolvendo mais de 90 pesquisadores de mais de 40 centros europeus e americanos descobriu seis novos genes ligados à diabetes tipo 2.

A diabetes tipo 2 costuma ser associada à obesidade e se desenvolve porque o organismo não produz insulina suficiente, ou quando a insulina produzida não trabalha de maneira adequada.

Os genes descobertos podem afetar o número de células no pâncreas que produzem insulina, que controla a glicose no sangue. Glicose demais no sangue de uma pessoa pode danificar os olhos, os rins e nervos, levar a doenças cardíacas ou derrames.

A pesquisa foi publicada na revista especializada "Nature Genetics".

Variantes

Os pesquisadores compararam informações de mais de 70 mil pessoas. Ao analisar este grupo, os cientistas detectaram seis diferenças genéticas, ou variantes. Cada uma destas aumenta o risco de desenvolver a doença.

"O tipo de estudos que estamos fazendo visa detectar variantes comuns", afirmou ao jornal britânico The Guardian o coordenador da pesquisa, Mark McCarthy, da Universidade de Oxford.

"Alguns indivíduos terão muitas destas variantes e terão risco maior de desenvolver diabetes do que os indivíduos que tiveram sorte o bastante de ter poucas destas variantes", afirmou.

A nova descoberta eleva para 16 o total de variações genéticas que estão ligadas à diabetes, mas acredita-se que ainda serão descobertas outras.

Estes últimos resultados podem ajudar a desenvolver novos tratamentos para a doença.

Mas os cientistas envolvidos no estudo afirmam que ainda será necessário muito tempo para que se realizem exames de DNA para detectar a doença.

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 180 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, um número que deve dobrar até 2030.

Próstata

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir também que um dos seis genes descobertos também está ligado ao câncer de próstata.

"Uma das coisas mais animadoras deste campo é que estamos descobrindo muitas conexões inesperadas. Algumas vezes, alguns genes parecem influenciar doenças que não tínhamos pensado que eram ligadas", acrescentou Mark McCarthy.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host