UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

28/05/2007 - 11h55

Especialista luso pede ações urgentes contra mudança climática

Porto, 28 Mai (Lusa) - Alterações na faixa costeira e incêndios florestais seriam duas das maiores conseqüências das mudanças climáticas em Portugal, sendo necessária a adoção urgente de comportamentos que permitam minimizar os efeitos dessas alterações.

O alerta foi feito nesta segunda-feira pelo presidente da Agência de Energia do Porto, Eduardo Oliveira Fernandes, em declarações à Agência Lusa durante a conferência "Alterações Climáticas: Perspectivas para a ação aqui e agora", promovida pela Universidade do Porto.

"As alterações climáticas são um problema em escala global, mas é muito importante que as comunidades em nível local tenham consciência de que, se as causas estão associadas à atividade humana, é preciso que as pessoas assumam sua cota de responsabilidade", afirmou o responsável.

Segundo o especialista, é importante levar em consideração que "a poluição que conta em termos globais também tem uma cota que pertence a cada um de nós".

Fernandes destacou que, em termos de conseqüências das alterações climáticas, Portugal tem duas áreas em que é especialmente sensível - a faixa costeira e as florestas com risco de incêndios -, e diante "das quais é necessário saber como reagir".

"Seja na faixa costeira, seja entre as florestas, os problemas já existem, como facilmente podem ser percebidos devido a exemplos recentes, mas a tendência é tais situações se agravarem com as alterações climáticas", completou o especialista.

Nesse sentido, Fernandes defendeu a necessidade de se "começar a fazer a lição de casa", até porque o comportamento a ser adotado "é o mesmo de sempre, agora com mais importância".

"O conhecimento que temos dessa realidade hoje, e a certeza de que está relacionada com o comportamento humano deve nos levar a comportamentos mais adequados à realidade", acrescentou.

A conferência sobre alterações climáticas no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto reúne alguns dos melhores especialistas nacionais em questões energéticas, dinâmicas do mar, faixas costeiras e mudanças do meio ambiente.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host