UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

01/09/2009 - 14h16

Portugal estima 11% da população com gripe A em época fria

Da Lusa
Em Lisboa
O diretor-geral da Saúde em Portugal estimou nesta terça-feira que 11% dos portugueses podem ser infectados com o vírus H1N1 nas estações frias e que nas próximas semanas os mais afetados podem ser os jovens até os 19 anos.

"Onze por cento da população nas estações frias do ano pode ser infectada partindo do princípio de que vamos ter uma propagação deste tipo", afirmou Francisco George na conferência "Gripe A: Informar para agir", que ocorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No entanto, ressalvou, este cenário não é diferente do que ocorre em alguns invernos em que 5% a 10% da população tem gripe "sobretudo quando a atividade epidérmica é mais expressiva".

Em relação ao perfil dos doentes com gripe A, o diretor-geral da Saúde frisou que 80% de todos os casos de gripe são em crianças e jovens com menos de 30 anos mas, admite, nas próximas semanas os jovens dos 10 aos 19 anos e as crianças até aos nove anos podem ser os grupos principais atingidos pela doença.

Esta situação, "própria da pandemia", tem se verificado em todos os outros países e Portugal "ainda está influenciado pelo perfil da idade do viajante", cita Francisco George.

"É preciso ter em conta que o perfil de idades no nosso país [afectado pela doença] ainda é muito influenciado pelos que viajaram e trouxeram as infecções de outros países", adverte o diretor-geral da Saúde.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host