UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

03/09/2009 - 10h00

China aprova produção de vacina contra gripe A (H1N1)

Da Lusa
Em Pequim
A China aprovou nesta quinta-feira a vacina contra a gripe A (H1N1) produzida por uma empresa local, Sinovac, a primeira do mundo a obter a licença.

O aval para a produção da vacina "Panflu 1" foi emitida após a avaliação positiva de peritos da Administração de produtos alimentares e farmacêuticos da China, de acordo com a agência noticiosa oficial chinesa.

Segundo o relatório dos referidos peritos, a vacina pode ser ministrada com segurança a pessoas dos 3 aos 60 anos de idade, numa única dose de 15 microgramas.

A Sinovac tem capacidade para produzir cinco milhões de doses até ao próximo dia 1º de outubro e 20 a 30 milhões por ano, afirmou o presidente da empresa, Yin Weidong.

"Atualmente, a Sinovac concentrar-se-á em satisfazer as necessidades do governo chinês e se ainda tivermos capacidade suplementar estamos bastante abertos a discutir as possíveis oportunidades para exportação da vacina", disse Weidong.

Uma outra empresa farmacêutica chinesa empenhada na produção de uma vacina contra a gripe, a Hualan Biological Engineering Inc, espera obter a mesma licença ainda nesta semana, indica a agência noticiosa oficial chinesa.

Sem contar as duas Regiões Administrativas Especiais (Hong Hong e Macau), a China tinha registrado 3.981 casos de gripe, sendo que 3.400 dos quais já se recuperaram. Até agora não foi visto nenhum caso mortal.

Em agosto, o ministro chinês da Saúde, Chen Zhu, disse que no final do ano, a China poderia produzir vacinas para 65 milhões de pessoas.

Em Hong Kong e Macau foram registrados cerca de 12.500 e 1.000 casos, respectivamente, com nove mortes na ex-colônia britânica e uma em Macau.

O vírus da gripe A (H1N1), que já matou em todo o mundo quase 2.000 pessoas, foi detectado em mais de 170 países.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host