UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

12/05/2009 - 17h21

Nasa descobre pequeno estrago em blindagem térmica do Atlantis

Irene Klotz
Da Reuters
Em Cabo Canaveral (EUA)
O ônibus espacial Atlantis foi aparentemente atingido por um fragmento que fez um corte em sua blindagem térmica mas o estrago não parece ter sido sério, disse a Nasa nesta terça-feira.

O Atlantis, com tripulação de sete membros, foi lançado em base na Flórida na segunda-feira para uma missão de 11 dias para a realização de reparos no Telescópio Espacial Hubble. A decolagem danificou também parte da base de lançamento da nave, disse a agência espacial norte-americana.

A Nasa disse à tripulação do Atlantis que pode haver a necessidade de inspeções adicionais na área onde a asa direita da nave se junta à fuselagem. Análises iniciais de imagens feitas pelos membros mostraram arranhões em várias camadas da blindagem térmica do ônibus.

"Todos estão sentindo muito bem que não há nada potencialmente sério", disse por rádio o astronauta Joe Burbank ao comandante do Atlantis, Scott Altman.

Em 2003, o ônibus espacial Columbia se desintegrou durante seu retorno, matando seus sete tripulantes devido a danos em seu sistema de isolamento térmico causados por uma peça que se soltou do tanque de combustível da nave durante o lançamento.

A Nasa redesenhou os tanques e impôs as inspeções durante o período em órbita.

Os astronautas do Atlantis passaram esta terça-feira inspecionando a nave em busca de danos sofridos no lançamento, prática rotineira em todas as missões espaciais desde o acidente com o Columbia.

Burbank disse que o estrago descoberto pode estar relacionado ao impacto de fragmentos na nave detectado 104 segundos após o lançamento.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter