UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Economia

05/09/2005 - 22h29
Grupo brasileiro Friboi compra frigorífico argentino Swift

BUENOS AIRES, 5 set (AFP) - O grupo brasileiro Friboi adquiriu o controle acionário da Swift Armour S.A Argentina, tornando-se "a principal referência do mercado mundial de carnes", informaram as duas empresas em um comunicado conjunto.

A nota não revela o valor da operação ou o percentual de ações adquirido pela Friboi.

A operação representa uma nova "investida" de empresas brasileiras em setores estratégicos da economia argentina, após as aquisições nos setores siderúrgico, petroleiro, energético, ferroviário, bancário e cimenteiro.

O comunicado destaca que "um pacote minoritário continuará nas mãos do principal executivo da empresa, Carlos Oliva Funes, que seguirá na presidência da companhia e também passará a integrar o direção da Friboi no Brasil".

A nota assinala ainda que com o negócio, "os fundos de investimento J.P Morgan e Greenwich Street Capital Partners se afastam da empresa".

"O objetivo do Friboi com esta operação é dar continuidade a uma política de expansão no mercado internacional", para o qual a aquisição da Swift é "estratégica visando esta consolidação nos mercados de exportação e no Mercosul".

A Swift exporta 65% de sua produção para mais de 70 países e responde por 56% das carnes cozidas congeladas e 68% das carnes enlatadas exportadas pela Argentina.

Em seu último exercício, a Swift exportou 150 milhões de dólares, que somados aos 800 milhões de dólares exportados pelo Friboi no mesmo período fazem do novo grupo a principal referência no mercado mundial de carnes, com quase 1 bilhão de dólares em exportações.

"Conjuntamente, Friboi e Swift Armour respondem por mais de 50% da demanda mundial de derivados de carne industrializados, possuindo uma ampla rede de comercialização e força de venda no setor", destaca a nota.

O Friboi foi fundado em 1953 na cidade de Anápolis, em Goiás, e hoje tem 18 mil empregados, com um abate diário de 15 mil cabeças, exportando para mais de 70 países.

Quarto frigorífico do planeta, o Friboi tem um faturamento anual de 1,8 bilhão de dólares, sendo 800 milhões com exportações.

O Swift emprega 2.570 pessoas e é líder na produção de derivados de carne, sendo o principal exportador de carne bovina da Argentina.

Com vendas para mais de 70 países, o Swift faturou 222 milhões de dólares no período 2004/2005, sendo 65% com exportações e 35% no mercado interno.

Criado na Argentina em 1907, o Swift tem unidades modernas, situadas nas províncias de Santa Fe e Entre Ríos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

Folha Online Dinheiro
Executivos da AIG escapam de processo relacionado à crise
UOL News Economia
"Falta planejamento no setor de energia", diz especialista
UOL News Finanças
Aluguel pago tem
imposto a restituir?