UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Economia

18/03/2008 - 19h48
Gazprom explorará e extrairá gás natural na Bolívia

Moscou, 18 mar (EFE) - O consórcio russo Gazprom e a companhia estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assinaram um convênio sobre trabalhos de prospecção em jazidas de gás em território da Bolívia, informou hoje a assessoria de imprensa da empresa da Rússia.

Os trabalhos serão realizados em três blocos, localizados em uma zona sudeste da Bolívia que faz parte da bacia petrolífera e de gás Subandino Sur, indicou a fonte, citada pelo jornal digital russo "Newsru.com".

Segundo especialistas do setor, a região boliviana pode abrigar até 300 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

De acordo com o convênio, assinado na terça-feira, a Gazprom fará os trabalhos de prospecção em 2009 e, em seu fim, decidirá o volume de seus investimentos no projeto conjunto, que poderiam chegar a US$ 2 bilhões, segundo especialistas.

As partes também deverão acordar as condições da criação de uma empresa mista na qual a YPFB terá o pacote de controle das ações.

O comunicado acrescenta que, durante sua visita à Bolívia, a delegação da Gazprom também prevê possibilidades de cooperação na região com as companhias Repsol, Tecpetrol e Guaracachi, que já operam em vários países sul-americanos.


UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

Folha Online Dinheiro
Executivos da AIG escapam de processo relacionado à crise
UOL News Economia
"Falta planejamento no setor de energia", diz especialista
UOL News Finanças
Aluguel pago tem
imposto a restituir?