UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Economia

08/07/2008 - 16h48
Um Watteau sumido há 160 anos vendido a preço recorde em leilão em Londres

LONDRES, 8 Jul 2008 (AFP) - A tela "La Surprise", A Surpresa, de Jean-Antoine Watteau (1684-1721), considerada desaparecida desde 1848, foi vendida nesta terça-feira por 15 milhões de euros, batendo um recorde do grande mestre francês na casa Christie's.

"Trata-se de uma das redescobertas mais extraordinárias dos últimos anos", felicitaram-se em comunicado Richard Knight e Paul Raison, dirigentes da casa de leilões.

O recorde anterior de um Watteau foi atribuído em 13 de dezembro de 2000 à tela "Conteur" com um preço de mais de três milhões de euros.

O quadro "La Surprise" foi pintado em 1718 fazendo par com "L'Accord parfait", duas telas que tiveram como primeiro proprietário Nicolas Henin, um conselheuiro do rei e ligado a Watteau. Teriam sido vendidos separadamente por volta de 1756 pelo herdeiro de Henin que chegou a publicar uma gravura de cada obra.

"L'Accord parfait" está hoje exposto num museu de Los Angeles mas "La Surprise" trocou de mãos inúmeras vezes, tendo desaparecido entre 1770 e 1848 durante os tumultos revolucionários.

Repertoriado em 1764 no catálogo de um colecionador que era proprietário, o quadro era conhecido apenas por uma cópia na coleção real do palácio de Buckingham em Londres.

O original foi descoberto ano passado, no canto de um salão de uma casa de campo britânica por um perito que foi examinar uma outra tela.


UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

Folha Online Dinheiro
Executivos da AIG escapam de processo relacionado à crise
UOL News Economia
"Falta planejamento no setor de energia", diz especialista
UOL News Finanças
Aluguel pago tem
imposto a restituir?