UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

21/04/2004 - 13h36
Morre o ex-oficial nazista Karl Hass

Roma, 21 abr (EFE).- O ex-oficial nazista Karl Hass, condenado à cadeia perpétua pelo massacre das Fossas Ardeatinas, ocorrido nos arredores de Roma em 1944, morreu hoje, quarta-feira, aos 92 anos de idade em uma clínica nos arredores da capital italiana, onde estava em prisão domiciliar.

Um tribunal militar italiano condenou Hass em 1998 por ter participado do fuzilamento de 335 civis italianos no dia 24 de março de 1944 nas Fossas Ardeatinas, um conjunto de minas abandonadas nos arredores de Roma, em represália contra um ataque dos partizans contra forças alemãs.

O principal acusado pelo massacre, o ex-capitão da SS Erich Priebke, foi condenado a cadeia perpétua junto com Hass e atualmente cumpre a pena em prisão domiciliar em Roma.

Segundo os responsáveis pela residência na qual Hass permanecia internado, o antigo dirigente nazista sofreu nos últimos meses uma grande deterioração física.

O ex-militar "levou consigo muitas coisas que nunca soubemos, era uma pessoa muito reservada e nunca falou do passado", disse o diretor da clínica, Riccardo Larosa.

"Enquanto teve forças passou os dias lendo, vendo televisão e fazendo alguns passeios quando era autorizado", acrescentou.

O processo contra Hass, que a princípio atuou como testemunha principal no julgamento de Priebke, foi aberto em 1997, depois de revelado no tribunal que ele também tinha participado do massacre.

Antes de depor e por causas nunca esclarecidas, o ex-oficial protagonizou uma singular tentativa de fuga do hotel onde estava em Roma e caiu de uma varanda de seu quarto, fraturando uma perna.

A polêmica sobre as condenações das Fossas Ardeatinas foi reavivada na Itália nos últimos meses, depois que o grupo de extrema direita "Uomo e Libertá" ("Homem e Liberdade") solicitou o indulto de Priebke, suscitando o imediato protesto de várias associações e partidos de centro-esquerda.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA