UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

27/04/2004 - 09h09
OMS confirma novo surto de Sars na China com oito casos

Genebra, 27 abr (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje, terça-feira, o envio dos dois principais membros de uma equipe de especialistas que investigará a origem de oito casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) detectados recentemente em Pequim e na província de Anhui (leste da China).

A porta-voz da OMS, Fadela Chaib, confirmou este novo surto e a existência de oito casos -clinicamente confirmados ou sob investigação-, seis deles na capital chinesa e dois em Anhui.

A origem deste foco seria um acidente ocorrido em um laboratório do Instituto Nacional de Virologia de Pequim, onde eram realizados testes com o coronavírus responsável pela infecção para desenvolver uma vacina.

Dois dos casos suspeitos correspondem a pessoas que dirigiam as pesquisas no laboratório, que teriam contagiado mais seis pessoas, disse a porta-voz.

As autoridades sanitárias chinesas ordenaram o fechamento do laboratório e que seus mais de 200 funcionários permaneçam em observação médica.

A OMS se declarou, além disso, preocupada com o fato de que vários pacientes foram atendidos em diferentes hospitais antes de seus sintomas terem sido relacionados à Sars e um deles fez viagens de trem pelo interior da China, o que pode ter propagada a doença.

Até o momento, quase 1.000 pessoas que tiveram contato com as pessoas infectadas estão sob observação médica: 640 em Pequim e 353 em Anhui.

A equipe de especialistas da OMS -composta por especialistas em epidemiologia, virologia, controle de infecções e biosegurança de laboratórios- começará a trabalhar amanhã na China, onde recolherá toda a informação disponível sobre os novos casos de Sars.

Sobre a possibilidade de voltar a recomendar que se evite viajar à China, a porta-voz da OMS disse que ainda é cedo para falar nisso e que tudo dependerá dos resultados obtidos pela equipe.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA