UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

27/04/2004 - 13h56
Casal em separação briga na Justiça por guarda de papagaio

Buenos Aires, 27 abr (EFE).- A guarda de um papagaio chamado "Paquito" é o único obstáculo para o acordo de divisão de bens no divórcio de um casal nos tribunais da cidade de Córdoba, no centro da Argentina.

Enquanto os pais divorciados acusam um ao outro pelo roubo de "Paquito", seus filhos choram porque sentem falta de sua mascote em meio a uma "guerra" que tem deixado a Justiça perplexa, destacou hoje, terça-feira, o jornal "La Voz del Interior", de Córdoba.

Os cônjuges apresentaram idênticos recibos de compra do papagaio, que tem cerca de dez anos. Por causa do conflito, o animal acabou sob custódia judicial em "um lar adotivo", como ocorre nos casos de disputa por filhos.

Os tribunais de Córdoba ficaram perplexos ontem, segunda-feira, quando souberam que um homem denunciou sua ex-mulher pelo "furto" de "Paquito". No entanto, a mulher diz que ela é que foi vítima deste delito.

O advogado de defesa da mulher, Benjamín Sonzini Astudillo, disse ao "La Voz del Interior" que tudo começou porque, depois do acordo de separação, o ex-marido levou o papagaio para a casa de uma amiga.

Por causa disto, a "mãe" do papagaio fez uma investigação, descobriu onde estava "Paquito" e recuperou o animal, acrescentou o advogado, a quem seus colegas apelidaram de "O pássaro", comentou o jornal.

Por ter sido acusada de furto, a mulher teve que entregar o papagaio, que passou uma temporada sob custódia judicial em uma jaula em um parque municipal e que depois foi transferido para o "lar adotivo" para onde tinha sido levado depois do divórcio do casal.

Logo em seguida, a Justiça decidiu que até que o problema seja resolvido, "Paquito" deve ficar no local para onde foi levado depois que seus "pais" se separaram.

Segundo Sonzini Astudillo, a mascote é muito querida porque "fala muito" e dormia com as crianças, que davam de comer o que o pássaro pedia.

Os dois ex-cônjuges, para ficar com o pássaro, apresentaram um recibo de compra idêntico, embora a mulher afirme que o comprovante de seu ex-marido é uma cópia do que ela tem.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA