UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

10/05/2004 - 13h51
Romênia criará porcos transgênicos para transplantes em humanos

Bucareste, 10 mai (EFE).- A Romênia criará porcos transgênicos cujos órgãos poderão ser usados para transplantes em humanos, disse hoje, segunda-feira, o Instituto de Medicina Comparada de Bucareste (IMC), que qualificou este projeto como uma estréia científica no sudeste da Europa.

Para isso, o IMC assinou no sábado passado um contrato de associação pública privada com a companhia holandesa "Pig Health Specialist" e com o criador SPF, de Topoloveni, 100 quilômetros a noroeste de Bucareste.

O projeto, chamado "Top-Parc", que incluirá também um centro de pesquisa para medicina veterinária e biologia, custará 6 milhões de euros e será finalizado em 2006.

"Com o material genético conseguido aqui, poderão ser realizados transplantes de órgãos e tecidos (pâncreas, rins, pele, músculos, tendões, ligamentos) do porco para o homem", garantiu Ion Miclaus, diretor do IMC.

Miclaus disse que o criador será "um verdadeiro banco de órgãos" que "fará desaparecer as listas de espera" das pessoas que sofrem com a escassez de órgãos.

O diretor explicou que, do ponto de vista genético, o porco é o animal mais próximo à estrutura do homem.

O porco transgênico é livre de infecções transmissíveis ao homem, enquanto que seus órgãos são modificados para serem plenamente compatíveis com os humanos.

No início, serão usadas 200 porcas prenhes e imunizadas da Holanda, sob o rigoroso controle do Instituto de Controle da Saúde dos Animais do país.

Como medida suplementar de segurança e para prevenir a aparição de qualquer bactéria patogênica, as porcas transgênicas só nascem por cesárea, disse Miclaus.

O criatório se localizará em uma região com um meio ambiente muito puro, de colinas rodeadas por florestas, e terá guarda militarizada.

O investimento de Topoloveni será sustentada tanto por fontes governamentais romenas, como pela companhia holandesa, mencionou o ministro de Pesquisa Científica da Romênia, Serban Valeca.

As duas partes estão interessadas também na exportação de órgãos, que poderia ocorrer a partir de 2006.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA