UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/06/2004 - 10h43
Rússia inaugura aquário com fauna nativa do lago Baical

Moscou, 23 jun (EFE).- Um aquário com fauna nativa do lago Baical foi inaugurado hoje, quarta-feira, na localidade de Listianka nas margens desse reservatório de água doce mais profundo do planeta, informaram as autoridades locais.

O espaço abriga sete grandes reservatórios com capacidades de até 20 metros cúbicos, e os dois maiores estão ligados por um túnel, indicou a fonte citada pela agência Itar-Tass.

As instalações estão provistas de equipamentos para regular a temperatura, um sistema para fabricar neve, e a água é colhida diretamente do lago mediante bombas hidráulicas e transportada através de uma tubulação de quase um quilômetro de comprimento.

Em condições próximas ao ambiente natural, o aquário exibirá ao público as espécies autóctones mais importantes, como a foca e o esturjão do Baical, o peixe "omul" e a "golomianka", peixe vivíparo que vive a 1.000 metros de profundidade, entre outros.

Segundo ictiólogos, o aquário de Listianka, na margem sudoeste do Baical, exporá a coleção até hoje mais completa da flora e fauna, incluídos, moluscos e caranguejos como o pequeno "epishura", um caranguejo de apenas um ou dois milímetros de comprimento.

Santuário ecológico por abrigar a quinta parte das reservas mundiais de água doce, o lago Baical é objeto de estudo permanente por centenas de cientistas de vários países do mundo.

Na coração da Sibéria e com mais de 25 milhões de anos, este lago abriga cerca de 2.000 espécies de animais que não existem em nenhuma outra parte do mundo.

Com uma superfície de 31.500 quilômetros quadrados, 636 quilômetros de comprimento e 1.637 metros de profundidade máxima, o lago Baical é também um dos lugares mais atrativos e exóticos que oferece a Sibéria ao turismo mundial.

O lago Baical supera amplamente o volume total de água dos cinco Grandes Lagos dos Estados Unidos e Canadá e está incluído na lista de lugares de "Herança Natural Universal" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA