UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

28/07/2004 - 17h02
Menina critica linguagem grosseira de Cheney e cativa democratas

Boston (EUA), 28 jul (EFE).- Uma menina cativou os delegados da Convenção Democrata em Boston (Massachusetts) quando sugeriu que o vice-presidente dos EUA, Richard Cheney, deveria refletir sobre o palavrão "foda-se" que ele usou contra um senador democrata.

Ilana Wexler, de 12 anos, fundadora do grupo "Kidsforkerry.org", ocupou brevemente ontem o palanque reservado para uma constelação de figuras políticas da convenção.

"Quando nosso vice-presidente teve uma discussão com um senador democrata, utilizou uma palavra muito feia. Se fosse eu que tivesse dito, teriam me castigado. Acho que ele (Cheney) deve fazer uma pausa para a reflexão", aconselhou.

Ilana se referiu à troca de acusações, em 22 de junho, entre Cheney e o senador democrata Patrick Leahy, que terminou com um insulto obsceno do vice-presidente.

Cheney se envolveu em uma breve e agitada discussão com Leahy, senador por Vermont, durante uma sessão de fotos no Senado. O motivo foram as críticas democratas às ligações do vice-presidente com a empreiteira de serviços petrolíferos Halliburton, concessionária de contratos bilionários na "reconstrução" do Iraque.

Durante a discussão, Cheney respondeu a Leahy com uma obscenidade, que em português significa "foda-se". Longe de se desculpar, o vice-presidente disse sentir-se bem após soltar o palavrão.

Ilana abandonou seus hábitos das férias de verão - como ir ao acampamento - para se dedicar totalmente à campanha de Kerry. Ela quer garantir que, com a participação das crianças, o senador seja eleito presidente dos EUA no dia 2 de novembro.

A menina, que cursa a sétima série em Oakland (Califórnia), já foi convidada para aparecer em dois dos programas de televisãos de maior audiência nos EUA.

Amanhã, quinta-feira, o Partido Democrata nomeará formalmente o senador John Kerry como seu candidato presidencial.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA