UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

12/09/2004 - 18h01
Frente Polisário volta a afimar que Plano Baker é única solução

Argel, 12 set (EFE).- Os líderes da Frente Polisário, movimento pela independência do Saara Ocidental, na África, reiteraram ao enviado especial da ONU Alvaro de Soto hoje, domingo, que o Plano Baker é a única solução válida para o conflito com o Marrocos.

De Soto chegou hoje aos campos de refugiados de Tinduf, no sul da Argélia, em uma viagem pela região para retomar o processo de paz.

"O Plano Baker não pode ser remodelado nem reajustado. É um conjunto que deve ser tomado inteiro ou abandonado. Seu criador (o ex-secretário de Estado dos EUA James Baker) o concebeu assim e a Polisário o aceita", disse Abdelkader Taleb Omar, primeiro-ministro da autoproclamada República Saariana, após se reunir com De Soto.

Taleb Omar advertiu que "toda tentativa de ignorar o direito à autodeterminação do povo saariano" está condenada ao fracasso. Ele pediu à ONU que faça o Marrocos respeitar os compromissos e a legalidade internacional. "Foi o Marrocos que há 13 anos bloqueou o processo de paz na região", lembrou.

De Soto disse ter recebido o mandato do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para pôr em prática o Plano Baker. O plano prevê uma autonomia dos territórios do Saara Ocidental durante um período de cinco anos, seguido de um referendo sobre a autodeterminação.

A Frente Polisário e a Argélia aceitaram o Plano Baker. O Marrocos, no entanto, rejeitou-o, reivindicando soberania sobre a antiga colônia espanhola.

Antes de ir aos campos de refugiados, De Soto tinha visitado o Marrocos, onde se reuniu com autoridades locais. Depois, ele viajará para Argel antes de voltar a Nova York para apresentar seu relatório a Annan.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA