UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

29/09/2004 - 14h48
Tricampeão das motos no Paris-Dacar morre em acidente no Egito

Siwa (Egito), 29 set (EFE).- O piloto francês Richard Sainct morreu hoje, terça-feira, depois de sofrer um acidente no Rali Faraós do Egito, informou hoje, quarta-feira, a imprensa francesa.

Sainct, de 34 anos, foi tricampeão da categoria motos no Rali Paris-Dacar (1999, 2000 e 2003) e era considerado um dos pilotos mais experientes neste tipo de prova.

A tragédia aconteceu durante a quarta etapa do Rali, a mais longa de toda a prova, com 435,02 quilômetros cronometrados entre Baharija e Siwa. O piloto francês, que era o quarto na classificação, sofreu duas quedas. No quilômetro 180, Sainct perdeu o controle de sua motocicleta, recebendo a ajuda do piloto Fabrizio Meoni, e conseguiu continuar na prova, mas sua moto ficou seriamente danificada.

Depois que sua equipe consertasse a moto, Sainct começou a arriscar mais no percurso, com a clara intenção de recuperar o tempo perdido pelo acidente. Mas cem quilômetros mais tarde, em um terreno de média dificuldade, o tricampeão do Paris-Dacar sofreria uma nova queda, que resultaria em sua morte.

"O primeiro a encontrá-lo foi (o piloto austríaco) Lee Palmer, que chegou ao local cerca de dez minutos depois do acidente", afirmou Giorgio de Gavardo, pai do piloto chileno Carlo de Gavardo, companheiro de equipe de Sainct.

O piloto francês foi socorrido por um helicóptero, mas morreu ao chegar ao hospital, segundo um membro da organização do Rali. O corpo de Sainct será enviado ao Cairo, à espera de uma decisão de sua família.

Embora a página oficial de Sainct ainda não tenha noticiado o fato, a KTM, equipe do francês, já anunciou a retirada de seus pilotos do Rali dos Faraós "por respeito à memória de Richard".

O belga Jacky Ickx, ex-piloto e diretor do Rali dos Faraós, decidiu que a prova continuará, mas a etapa de amanhã terá apenas uma prova especial em vez de duas, em homenagem ao piloto.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA