UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

26/10/2004 - 06h40
Setenta milhões de crianças chineses vivem separados de seus pais

Pequim, 26 out (EFE).- Setenta milhões de crianças chineses vivem longe de seus pais, que emigraram do campo para a cidade para sair da pobreza, e muitos delas sofrem de problemas emocionais e fracasso escolar por causa da distância, segundo denuncia um estudo publicado hoje terça-feira.

O relatório, elaborado pelo "Diário da Juventude da China", destaca que 89,9% dos 90 milhões de emigrantes rurais chineses não podem levar seus filhos para a cidade e estes ficam ao cuidado de outros parentes.

"Estas crianças sofrem de uma grave falta de amor paterno e materno, o que prejudica sua saúde mental", assinala o estudo, que utilizou dados do Ministério de Agricultura e incluiu uma enquete com filhos de emigrantes na localidade de Jintang (Sichuan, sul da China).

Segundo a sondagem, 41,3% destes menores se sentem tristes ao ver outras crianças junto com seus pais, 27,7% confessam sentir-se "só e abandonado" e 6,6% pensam em sair de casa.

A China tem uma população rural de 800 milhões de pessoas, quase dois terços do total nacional, e as grandes diferenças econômicas entre a cidade e o campo causam um êxodo que Pequim tenta frear com o sistema de "hukou" (carnê de cidadão de uma localidade).

Esse método dificulta que os emigrantes tenham acesso a uma casa ou a um trabalho dignos na cidade, já que conseguir o "hukou" de grandes cidades como Pequim ou Xangai é tão difícil ou mais para um camponês quanto obter um passaporte para viajar ao exterior.

O sistema de registro, herança dos anos da economia planejada, também impede a entrada de seus filhos nas escolas urbanas, outra razão pela qual muitas dessas crianças ficam no campo a centenas ou milhares de quilômetros de seus pais.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA