UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

09/12/2004 - 13h18
Estresse pode deixar seqüelas em crianças e provocar doenças

Viena, 9 dez (EFE).- Evitar os conflitos e as brigas contínuas na família significa poupar os filhos de danos psíquicos a longo prazo, advertiram nesta quinta-feira os pediatras especializados em doenças psicossomáticas da Clínica do Estado Federado de Salzburgo.

As crianças submetidas a estresse psíquico podem adoecer seriamente para o resto da vida, explicou em entrevista coletiva o chefe da seção psicossomática desse hospital, Adrian Kamper.

Segundo ele, as causas podem ser situações de conflito e a falta de carinho ou atenção por parte dos pais, mas também uma doença grave ou a morte de um familiar. O estresse psíquico, cujas conseqüências os médicos observam de forma crescente, podem já estar atingindo inclusive os bebês.

Segundo Wolfgang Sperl, chefe da clínica pediátrica de Salzburgo, nem sempre se trata de violência na família, abuso ou toxicomania, mas a falta de harmonia, o divórcio dos pais, assim como a morte de parentes, podem redundar em problemas físicos para as crianças. Os médicos calculam que até entre 20 e 30% das crianças hospitalizadas têm sintomas psicossomáticos.

As experiências traumatizantes permanecem freqüentemente ocultas para se manifestar mais tarde em hipertensão, doenças circulatórias, osteoporose ou apoplexia, afirmam os médicos. Outras possíveis seqüelas são a anorexia ou bulimia, dependência química, além do elevado risco de se contrair uma doença pulmonar crônica.

Uma das possibilidades de reduzir o peso psíquico para as crianças é melhorar a comunicação. A medicina ajuda com diversos tratamentos nos quais envolve todos os membros da família, e em alguns casos recorre a cães especialmente adestrados e à música.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA