UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

29/12/2004 - 16h46
Denúncia contra analgésico infantil se une à polêmica de remédios

Los Angeles (EUA), 29 dez (EFE).- A denúncia apresentada pela família de uma menina contra um analgésico infantil que poderia ter provocado sua cegueira somou-se à polêmica gerada por numerosos fármacos populares ante os riscos que sua ingestão representa.

A denúncia, apresentada na terça-feira em Los Angeles, vai dirigida contra a empresa farmacêutica MacNeil, filial da Johnson & Johnson e fabricante do Motrin para crianças, informou hoje o Los Angeles Times.

O popular remédio pode causar a Síndrome de Stevens-Johnson, uma rara doença que pode ser mortal e que causa uma alergia cutânea e na mucosa.

Segundo a denúncia, Sabrina Brierton Johnson, de sete anos, foi vítima desta estranha reação alérgica que a deixou cega além de ter aumentado sua sensibilidade à luz ao ponto de ter de sair de casa sempre coberta.

A família da menina denunciou a MacNeill por não advertir sobre estes possíveis efeitos colaterais em um remédio que pode ser comprado sem receita.

De fato, a advertência era incluída no remédio até 1995, quando ele passou a ser vendido sem receita nos Estados Unidos.

A síndrome de Stevens-Johnson é tão rara que só existe constância de dois ou três casos ao ano na Europa e nos Estados Unidos.

No entanto, a denúncia une-se à recente polêmica no setor dos fármacos sobre os numerosos analgésicos retirados do mercado, alguns deles muito populares, por seus possíveis efeitos secundários.

Entre eles estão o Vioxx, da Merck & Co, retirado das prateleiras em setembro, e o Celebrex, popular remédio dos laboratórios Pfizer.

O Motrin infantil tem como ingrediente principal o ibuprofen, um analgésico de amplo espectro e muito utilizado tanto com crianças como adultos e idosos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA