UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

19/01/2005 - 14h12
Irlanda adota sistema métrico para limitar velocidade em estradas

Dublin, 19 jan (EFE).- A República da Irlanda, o último país da União Européia (UE), junto ao Reino Unido, que ainda limita a velocidade de suas estradas em milhas por hora, adota a partir da meia-noite de hoje o Sistema Internacional de Medidas (SI) também a velocímetros e sinais.

Com a mudança, o Ministério do Transporte aproveitará também para rever seus limites de velocidade, o fator que, combinado com o álcool e o mau estado das estradas da ilha, provoca mais acidentes mortais no país.

A medida responde, por um lado, ao caráter obrigatório de uma norma introduzida pela UE em 1971 para o emprego das unidades do SI tal como estão definidas na conferência geral de pesos e medidas (CGPM), assinada em Paris em 20 de maio de 1875 e à qual aderiram todos os Estados membros.

Por outro, o governo irlandês pretende acabar com a confusão gerada pelo fato de que a maioria dos sinais de distância nas estradas já apareciam em quilômetros há cerca de 20 anos, enquanto todas as de velocidade eram lidas em milhas por hora.

Infelizmente, a confusão para o motorista estrangeiro não acaba aí, pois nas áreas mais remotas da ilha se alternam os dois sinais de distância.

Muitas daqueles sinais em milhas, fruto do chamado Sistema Imperial anglo-saxão, decoram os típicos pubs irlandeses por todo o mundo. Os que seguem de pé são reconhecidos pela sujeira e pela inconfundível camada de óxido que os tornam praticamente ininteligíveis.

No total, 58 mil novos sinais de limite de velocidade estão substituindo os 35 mil antigas, enquanto cerca de 23 mil permanecerão armazenados como reservas.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA