UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

30/05/2005 - 18h21
Castigo corporal contra crianças é comum na América Latina

Buenos Aires, 30 mai (EFE).- O castigo corporal contra crianças é uma prática comum na América Latina e se sustenta como um mero "costume", segundo um estudo feito pela Universidade do Vale da Colômbia apresentado nesta segunda-feira em Buenos Aires.

"Nenhum país proíbe o castigo", diz o relatório, que aponta ainda que "as legislações regionais reconhecem e defendem os direitos das crianças, mas toleram os maus-tratos físicos sob a desculpa da moderação".

O estudo, divulgado durante a Consulta Regional sobre Violência contra a Infância realizada pela ONU, aconselha a promoção de "campanhas educativas orientadas a mudar as atitudes de forma permanente e não apenas ocasional e transitória".

Para os especialistas da universidade colombiana, "o castigo corporal dentro de casa conta com a tolerância social e é visto como uma necessidade da educação e da disciplina das crianças", enquanto "os pais que a exercem recebem aprovação ou pelo menos tolerância".

"Em alguns países do Caribe, há crianças que acreditam que só terão uma boa educação se receberem castigos corporais", explicou o relatório divulgado pela agência estatal de notícias Télam.

Além disso, o documento adverte que o problema não é comum apenas em todos os países da América Latina, mas também é muito freqüente na África Ocidental, na Ásia e inclusive em certas nações desenvolvidas, como no Canadá, que autoriza um "castigo razoável" aos menores de idade.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA