UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

09/09/2005 - 22h48
Embaixador americano trabalhará para evitar eleição de sandinista

Manágua, 9 set (EFE).- O novo embaixador dos Estados Unidos na Nicarágua, Paul Trivelli, afirmou hoje que continuará trabalhando para unir a direita deste país e evitar um possível triunfo dos sandinistas nas eleições presidenciais de novembro de 2006.

Trivelli, após apresentar suas credenciais como embaixador perante o vice-chanceler nicaragüense, Javier Williams Slate, disse que seu Governo está disposto a trabalhar com as forças democráticas da Nicarágua, mas que a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN, esquerda) não vença as eleições.

"Nós estamos dispostos a trabalhar sempre com forças democráticas em qualquer país e essa é minha intenção, a intenção de meu Governo", disse Trivelli em entrevista coletiva realizada na Chancelaria nicaragüense.

Ele indicou que o FSLN não é uma força democrática porque seu líder máximo, o ex-presidente Daniel Ortega (1985-1990), ataca constantemente as políticas de livre mercado e não seria capaz de governar democraticamente a Nicarágua.

"Basta ler as palavras do senhor Ortega durante os últimos meses para ver que suas credenciais democráticas são muito duvidosas", acrescentou Trivelli.

Ortega é o candidato à Presidência pelo FSLN e embora tenha sido derrotado nas três últimas eleições desde 1990, assegura que desta vez o povo nicaragüense lhe dará uma oportunidade.

Trivelli disse que continuará com a missão iniciada pelo ex-encarregado de negócios dos EUA para Nicarágua Oliver Garza, de unificar as forças democráticas, porque ainda há tempo de evitar que a esquerda ganhe o poder nesta nação.

"É preciso ver como estão as relações e as alianças, há tempo (de unir a direita) ainda, mas estamos no plano de apoiar o setor democrático de Nicarágua e de qualquer país da região", afirmou Trivelli.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA