UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

21/11/2005 - 16h26
Pinochet pode ser processado por contas secretas

Santiago do Chile, 21 nov (EFE).- Os querelantes particulares contra Augusto Pinochet no julgamento aberto após o descobrimento de suas milionárias contas secretas pediram formalmente hoje o processamento do ex-ditador chileno.

A solicitação, disseram os advogados Alfonso Insunza e Carmen Hertz aos jornalistas, fundamenta-se nos quatro crimes pelos quais o ex-governante (1973-1990) perdeu sua imunidade.

A diligência foi recebida com ira pelo advogado de defesa de Pinochet, Pablo Rodríguez, que a atribuiu "ao comunismo e ao marxismo", além de reiterar a inocência de seu cliente que, "em termos morais está absolutamente livre de qualquer reprovação".

Segundo Hertz, "existem suposições graves, múltiplas, precisas e concordantes no julgamento para submetê-lo a processo", apesar da estratégia de Pinochet "de se fingir de esquecido, de louco ou culpar a seus subordinados", disse Hertz.

Em sua opinião, os antecedentes acumulados no processo acreditam a participação culpável de Pinochet em delitos de evasão fiscal, falsificação de instrumento público, uso de passaporte falso e omissão de bens em sua declaração.

"Quando Pinochet admite ao juiz que transferiu dinheiro a contas secretas está reconhecendo nos atos que tinha contas secretas pelo menos desde 1998", afirmou Hertz.

Segundo Hertz, os antecedentes acumulados na investigação judicial, "são demolidores" para creditar que Pinochet "cometeu uma série de crimes em relação com seu patrimônio".

No julgamento pelas contas secretas estão processados como cúmplices dos crimes de Pinochet sua esposa, Lucía Hiriart; o filho mais novo de ambos, Marco Antonio; seu ex-testamenteiros, Oscar Aitken e sua secretária, Mónica Ananías.

Pinochet, que na próxima sexta-feira completa 90 anos, também está à beira de ser processado pelo juiz Víctor Montiglio, no marco do julgamento pelos crimes da Operação Colombo, montada em 1975 pela Dina, a Polícia secreta da ditadura, para acobertar o desaparecimento de 119 opositores.

Pinochet é processado como responsável pelo desaparecimento de 15 das 119 vítimas dessa operação.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA