UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

14/12/2005 - 17h59
Wal-Mart compra rede Sonae e dobra presença no mercado brasileiro

São Paulo, 14 dez (EFE).- A filial brasileira da multinacional americana Wal-Mart anunciou hoje a compra da rede de supermercados portuguesa Sonae por 635 milhões de euros (cerca de US$ 748 milhões), duplicando assim sua penetração no mercado brasileiro.

"Acreditamos no Brasil. Não pensamos em ser o número um, o dois ou o três, mas em corresponder às expectativas de nossos clientes", avaliou o presidente da Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, em entrevista coletiva.

A rede Sonae tem 140 supermercados, com os nomes BIG (hipermercado), Nacional, Mercadorama e Maxxi nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com a negociação, a Wal-Mart duplica sua penetração no mercado brasileiro, passando de 155 a 295 lojas em 17 estados do país e encurtando a distância que lhe separa das redes de supermercados Pão de Açúcar e Carrefour, líderes do setor no país por faturamento.

O ativo total da Wal-Mart no Brasil após o negócio com a Sonae inclui quatro centros de distribuição, três pontos de venda de combustíveis, sete restaurantes e um matadouro de gado.

"A aquisição reflete a importância estratégica do Brasil para a Wal-Mart, devido à relevância do país no continente, ao potencial do mercado interno, à qualidade da mão-de-obra e ao setor produtivo, tanto industrial como agropecuário", expressou Trius.

Com a compra dos supermercados da rede Sonae, o faturamento anual da Wal-Mart no Brasil será de cerca de R$ 10,4 bilhões, e o número de funcionários aumentará de 30 mil para pouco mais de 50 mil.

A companhia americana Wal-Mart está presente em 15 países dos continentes americano, europeu e asiático.

Desde 1995 está presente no Brasil, onde é dona das redes de hipermercados Wal-Mart e Hiper Bompreço, da loja atacadista Sam's Clube, dos supermercados Wal-Mart Todo Dia e Bompreço e dos minimercados Balaio.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA