UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

20/12/2005 - 00h45
Morales:"Chegou a hora de libertação de Bolívia e América Latina"

Havana, 19 dez (EFE).- O virtual presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse hoje à televisão estatal cubana que "chegou a hora não só para a libertação" de seu país "mas para a América Latina".

Morales, que ganhou no domingo as eleições presidenciais na Bolívia, fez essas declarações ao programa político da televisão estatal cubana, "mesa-redonda", que reflete a posição oficial do Governo de Havana.

O líder do Movimiento Al Socialismo (MAS) disse que tinha "muita confiança no voto digno, são, do povo boliviano", e como em 2000 sua formação política deu "uma grande surpresa, por isso me sinto muito contente e feliz" "O povo conhece quem sou e essas campanhas sujas não deram resultado. Antes nos matavam a tiros e agora queriam nos matar com mentiras, com palavras. Fracassaram, porque o povo praticamente sabe quem faz essas coisas e sabem bem como é Evo Morales", apontou.

O político boliviano se referiu também à política nacional e internacional que assumirá seu Governo a partir de 22 de janeiro.

"Em todo caso o Estado boliviano vai exercer o direito da propriedade de seus recursos naturais. Não só de cooperar para recuperá-lo mas industrializar esses recursos", indicou.

Assegurou que a política internacional de seu Governo "estará aberta", e acrescentou que é "partidário do diálogo" e do "convencimento" por meio dele.

Morales se pronunciou, além disso, partidário de o Governo dos Estados Unidos suspender o embargo econômico unilateral contra a ilha caribenha, a cujo povo e Governo enviou "uma revolucionária saudação".

"Há anos acompanho a luta anti-imperialista de Fidel (Castro) e do povo cubano. Agora tenho a oportunidade de estar junto a ele nesta luta em busca de paz com justiça social", afirmou.

O moderador da "mesa-redonda", Randy Alonso, leu um documento no final do programa, no qual expressa que o povo boliviano "começou a escrever um novo momento de sua história" Acrescentou que o "contundente triunfo" de Morales "significa a chegada ao Governo, pela primera vez nessa nação, de um representante dos povos indígenas, majoritário mas excluído durante séculos".

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA