UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

10/01/2006 - 09h36
Pequim promete acabar este ano com hábito de cuspir na rua

Pequim, 10 jan (EFE).- Pequim decidiu erradicar definitivamente em 2006 cinco dos costumes mais grosseiros de seus cidadãos, como cuspir em qualquer parte ou jogar lixo no chão, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

Segundo uma pesquisa com dez mil cidadãos, feita em novembro, os outros três hábitos mais grosseiros dos habitantes da cidade são os tumultos que ocorrem nas portas dos metrôs e dos ônibus, o costume de ziguezaguear no tráfego e o fato de que donos de animais de estimação deixam seus animais fazerem suas necessidades nas ruas.

A prefeitura instalará recipientes com papel a cada cem metros nas principais ruas da cidade e fornecerá sacos descartáveis para que as pessoas cuspam neles enquanto viajam em ônibus, táxis, ou em outros serviços públicos.

Além disso, as autoridades, na tentativa de manter a higiene da cidade, pediram aos moradores que construam "latrinas" para os animais domésticos usando plástico ou papelão.

O Governo local pediu ao Legislativo municipal que endureça as multas para aqueles que atentem contra a higiene ou a ordem pública.

No entanto, para grande parte dos chineses o fato de cuspir na rua não é um mau costume, e sim o contrário, pois eles consideram muito desagradável o costume dos ocidentais de retirar suas mucosidades com um lenço e depois guardar o pano no bolso.

Quando o Governo chinês começou a guerra contra a Síndrome Respiratória Aguda Severa, em 2003, uma das medidas tomadas foi tentar convencer os cidadãos, sem sucesso, de que cuspir na rua é, além de desagradável, um perigo para a saúde pública.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA