UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

03/02/2006 - 11h26
Morre Eligia Mora, esposa do ex-ditador paraguaio Stroessner

Assunção, 3 fev (EFE).- A esposa do ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner, Eligia Mora, morreu hoje aos 95 anos de idade num hospital de Assunção, onde foi internada em dezembro por insuficiência cardíaca, informaram fontes médicas.

"Dona Eligia morreu às 3h desta madrugada (4h em Brasília), na sala de cuidados intensivos", confirmou o médico Carlos Kúnzle.

Mora foi internada em 27 de dezembro devido a um quadro agudo de insuficiência cardíaca e, após uma leve melhora, apresentou nas últimas horas complicações nos rins e pulmões, o que provocou sua morte, explicou Kúnzle.

"A idade influiu, evidentemente que 95 anos é tempo suficiente para que os órgãos também estejam relativamente debilitados", disse o médico.

A morte de Mora coincidiu com o aniversário da queda da ditadura paraguaia de Stroessner, derrubado por um golpe militar liderado pelo general Andrés Rodríguez na madrugada de 3 de fevereiro de 1989.

O corpo de Eligia Mora será velado na residência de sua filha Graciela Strossner, que cuidou dela nos últimos anos, disse Kúnzle.

Strossner, que está exilado em Brasília, governou com mão dura o Paraguai durante 35 anos. Após a hospitalização da ex-primeira-dama, seu filho mais velho, Gustavo Stroessner Mora, que acompanha o pai em seu asilo político no Brasil, iniciou trâmites para retornar ao país e ficar perto da mãe doente, mas um juiz impôs uma fiança de US$ 1,5 milhão.

Stroessner Mora, um ex-coronel de aviação, é processado por fraude contra o Estado paraguaio, por isso um magistrado fixou essa fiança para que ele não seja detido ao chegar ao Paraguai.

O advogado da família, Hirán Delgado, desmentiu na ocasião que o ex-ditador, de 93 anos, também pretendesse retornar ao Paraguai, onde enfrenta vários processos por crimes de lesa-humanidade.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA