UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

30/03/2006 - 08h31
Marcos Pontes inicia primeira viagem espacial de um brasileiro

Armando Pérez Moscou, 30 mar (EFE).- A missão espacial Centenário protagonizada pelo primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos César Pontes, rumou para o espaço hoje com o lançamento bem-sucedido da nave russa Soyuz TMA-8, que partiu das estepes do Cazaquistão.

"Apesar de ser eu quem viaja ao espaço, sinto o apoio e as preces de 180 milhões de brasileiros", disse Pontes ao embarcar na espaçonave, acoplada ao foguete portador Soyuz FG.

A bordo da Soyuz TMA-8 também viajam o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, integrantes da 13ª expedição ISS-13, que cumprirá uma missão de pelo menos seis meses na estação espacial.

O foguete Soyuz FG levantou vôo na hora prevista, às 6h30 (23h30 de quarta-feira em Brasília) do cosmódromo de Baikonur, nas estepes cazaques da Ásia Central.

Todos os parâmetros de decolagem do Soyuz-FG foram corretos e o lançamento foi bem-sucedido, informou Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Nove minutos após a decolagem, a Soyuz TMA-8 se separou do foguete propulsor e começou seu vôo autônomo de dois dias rumo à ISS.

Embora as fases do vôo tenham se desenvolvido segundo o previsto, o CCVE informou sobre problemas de comunicação com a espaçonave Soyuz TMA-8.

"Infelizmente, na fase de separação e de vôo autônomo surgiram problemas em alguns canais de comunicação e tivemos que trabalhar em um regime um tanto complicado", disse Vladimir Soloviov, chefe do programa de vôos do CCVE.

Soloviov explicou que unidades em Terra não receberam da Soyuz uma informação de telemetria relacionada ao funcionamento dos sistemas e parâmetros de vôo da nave.

"Em nenhum momento perdemos a comunicação com a nave e nossos especialistas, após alguns ajustes, superaram os problemas e agora está tudo bem", ressaltou Soloviov.

De acordo com o programa de vôo, a Soyuz TMA-8 se acoplará em regime automático ao módulo russo Zvezdá da ISS no próximo sábado às 8h19 de Moscou (1h19 de Brasília).

Em caso de falha no sistema automático, Vinogradov, comandante da Soyuz TMA-8, realizará o acoplamento por comando manual.

A missão fundamental da Soyuz TMA-8 é transportar à ISS a 13ª terceira expedição, a ISS-13, integrada por Vinogradov e Williams.

Vinogradov e Williams substituirão a ISS-12, integrada pelo russo Valeri Tokarev e o americano William McArthur, que estão na estação desde de outubro.

Para o Brasil o interesse está na missão Centenário, a cargo de Pontes, composta de experimentos científicos, entrevistas coletivas e até uma aula de botânica para crianças das escolas de São José dos Campos, a 100 quilômetros de São Paulo.

Da ISS, Pontes conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, posteriormente falará com jornalistas e, finalmente, com os estudantes.

O programa de experimentos inclui testes científicos e tecnológicos para entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Petrobras, entre outras.

Os experimentos são relacionados às áreas de bioquímica, termodinâmica, cinética de enzimas, cristalização de proteínas, semicondutores e difusão térmica.

Estes testes eram realizados até então em foguetes nacionais de pesquisa que faziam vôos suborbitais e de tempo limitado. A possibilidade de efetuá-los agora na ISS durante vários dias supõe um importante avanço no desenvolvimento destas pesquisas.

Além disso, Pontes abrirá um espaço para uma escola pública durante sua viagem, colocando sementes de feijão para germinar no primeiro teste científico na ISS dedicado a estudantes primários, pois os experimentos estavam dedicados até agora a estudantes secundários e universitários.

Os professores e alunos de 39 escolas poderão usar as gravações, fotos e relatórios que o astronauta disponibilizará na Internet, e, simultaneamente, as crianças repetirão o teste em suas salas de aula para fazer comparações e deduções.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA