UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

25/04/2006 - 17h45
Jornal britânico mostra: "milk-shake" de morango não tem morango

Londres, 25 abr (EFE).- A maioria dos "milk-shakes" de morango vendida nas lanchonetes "fast-food" no Reino Unido leva 59 ingredientes, mas nem um pedacinho da fruta, segundo o jornal "Daily Mail".

O jornal publica a denúncia de Eric Schlosser, num livro recém-publicado na Grã-Bretanha, com o título de "Chew on this" ("Mastigue isso", em tradução livre).

Em muitos casos, as bebidas são um coquetel de aditivos químicos desenvolvidos por especialistas para simular o gosto e o cheiro dos ingredientes naturais que substituem.

Schlosser avisa que a tendência de substituir os produtos naturais por aditivos é mais forte nos alimentos destinados ao consumo infantil.

As empresas substituem a acidez natural de muitas frutas e legumes por sabores mais atraentes para paladares não desenvolvidos, como o de crianças pequenas.

Segundo o autor, o típico "milk-shake" de morango é feito de alguns ingredientes básicos, como gordura hidrogenada, açúcar, leite, e claro, o aromatizante de morango.

No entanto, o aromatizante artificial é formado por 47 ingredientes com nomes como butirato, acetato, álcool fenetílico e benzoato de metilo, entre outros.

Segundo o "Daily Mail", alguns dos ingredientes utilizados podem levar a problemas de saúde. O amilacetato pode causar dores de cabeça; o ácido butírico, câncer em animais; e o benzoato de sódio poderia gerar reações alérgicas em asmáticos.

Segundo Nigel Denby, nutricionista da Associação Dietética Britânica, se esse tipo de bebida for consumido diariamente, pode haver riscos para a saúde.

"A fruta fresca é muito mais saudável, porque contém fibra, antioxidantes, vitaminas, minerais e muito menos açúcar agregado", diz Denby, acrescentando que muitos aditivos, por não terem nutrientes, não beneficiam a saúde em nada.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA