UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

22/08/2006 - 10h43
União Matemática Internacional premia pesquisadores em congresso

Madri, 22 ago (EFE).- A União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) deu hoje aos russos Andrei Okounkov e Grigori Perelman, ao australiano Terence Tao e ao francês Wendelin Werner as Medalhas Fields 2006, consideradas os Nobel de Matemática e que são concedidas a cada quatro anos a pesquisadores com menos de 40 anos.

As Medalhas Fields são o prêmio mais importante no campo da matemática e são entregues a cada quatro anos pela IMU em seu congresso que, pela primeira vez em seus 70 anos de história, é realizado na Espanha. Os premiados também recebem 11 mil euros.

Todos os homenageados compareceram à cerimônia de entrega das Medalhas Fiels, à exceção de Perelman, que, segundo o presidente da IMU, John Ball, rejeitou o prêmio.

Perelman (São Petersburgo, 1966) foi premiado por suas contribuições à geometria e por seu aprofundamento revolucionário na estrutura geométrica e analítica do fluxo de Ricci.

O pesquisador russo teve como uma de suas maiores contribuições uma forma de resolver dois grandes problemas da topologia: a conjectura da geometrização de Thurston e a conjectura de Poincaré.

Okounkov (Moscou, 1969), premiado por suas contribuições na interação entre a teoria de probabilidades, a teoria da representação e a geometria algébrica, disse à Efe que sua pesquisa é uma tentativa de "conectar a Matemática a outras áreas científicas".

O prêmio para Tao (Adelaide, 1975) foi concedido devido a suas contribuições às equações em derivadas parciais, combinatória, análise harmônica e teoria aditiva de números.

Werner (nascido na Alemanha em 1968 e naturalizado francês) foi reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento da evolução estocástica de Loewner, à geometria do movimento browniano de duas dimensões e à teoria conforme de campos.

O prêmio Nevanlinna, concedido desde 1982 a trabalhos relacionados com a Sociedade da Informação, foi entregue, na mesma cerimônia, ao norte-americano Jon Kleinberg (1971). O japonês Kiyoshi Ito (1916) recebeu a I edição do prêmio Gauss, para tecnologias da vida cotidiana.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA