UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

19/09/2006 - 13h56
Exército dá golpe de Estado na Tailândia

Bangcoc, 19 set (EFE).- O Exército da Tailândia deu um golpe de Estado contra o Governo do primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, e declarou a autoridade provisória.

Em um anúncio oficial transmitido pelo "Canal 5" da televisão estatal, o Exército declarou a criação de um "Conselho Administrativo para a Reforma" e sua lealdade ao Rei Bhumibol Adulyadej. Foram suspensas as programações nos outros quatro canais estatais, que anunciam que, por problemas não especificados, interromperam a emissão.

Fontes indicaram que tropas leais ao primeiro-ministro interino, Thaksin Shinawatra, tomaram posições em diversos edifícios governamentais para tentar abortar o golpe.

Os rumores sobre um golpe de Estado surgiram em agosto, quando três dos membros da Comissão Eleitoral foram detidos e presos por prestar apoio ilícito ao partido governamental "Thai Rak Thai", liderado por Shinawatra, um multimilionário e ex-oficial da Polícia transformado em político.

O "Thai Rak Thai" venceu as eleições legislativas realizadas em 2 de abril, embora estas tenham sido boicotadas por todos os partidos da oposição.

Shinawatra, que está em Nova York para assistir à Assembléia Geral das Nações Unidas, declarou o estado de emergência e ordenou a demissão do comandante-em-chefe do Exército, general Sondhi Bunyaglarin.

A programação televisiva foi suspensa e substituída por música e imagens da Família Real tailandesa, após se detectar um movimento incomum de tropas de regimentos de Infantaria e de Cavalaria em Bangcoc. Antes, o comando supremo do Exército ordenou o alerta em todas as unidades.

Carros de combate rodearam a sede do Governo de Bangcoc e outros se dirigiam ao centro da capital, onde está a sede do "Canal 5".

O último golpe de Estado na Tailândia aconteceu em 1991, contra o Governo do primeiro-ministro Chatichai Choonhavan, mas, após o massacre de ativistas democráticos no ano seguinte, os militares foram se afastando gradualmente da política.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA