UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

12/06/2007 - 11h21
Portal de imagens Flickr lança versão em português

Berlim, 12 jun (EFE).- O portal do grupo Yahoo! dedicado à troca de fotos, o Flickr, lançou hoje novas versões de seu site em português e outros seis idiomas em uma espécie de "homenagem" a mais da metade de seus usuários, procedente de países de fala não-inglesa.

O vice-presidente de comunicações do Yahoo!, Brad Garlinghouse, disse à Efe que a implementação dos sete portais fazem parte da estratégia do grupo de se aproximar das comunidades desses países e integrá-las em um sistema que armazena um milhão e meio de fotos por dia.

O grupo lançou a expansão internacional do Flickr em um ato realizado em Berlim, onde foram apresentadas as sete novas versões, em português, espanhol, francês, alemão, italiano, coreano e chinês tradicional.

O portal de imagens do Yahoo! dispõe de uma base de dados de mais de um trilhão de imagens, que seus cerca de 8,5 milhões de usuários cadastrados publicam no site para compartilhá-las com a família e os amigos.

Para Garlinghouse, o Flickr é a "jóia da coroa" do conglomerado empresarial do Yahoo!, assim como "os olhos do mundo" e um exemplo da "sabedoria popular do planeta", já que são os usuários que publicam suas imagens e avaliam as dos outros usuários.

O Flickr, criado no Canadá em 2002 e adquirido pelo grupo Yahoo! três anos depois, conseguiu multiplicar seu tamanho por 25 desde então.

Garlinghouse espera que a "ruptura de fronteiras" representada pela oferta dos mesmos serviços em outros sete idiomas permita ao portal crescer "de forma organizada e exponencial".

Segundo o vice-presidente, a decisão permite avançar na localização e na personalização de páginas. Trata-se da "evolução correta" do Flickr, além de "uma das prioridades" do Yahoo! há muito tempo.

"Fomos o primeiro portal a publicar imagens dos atentados de Londres em 2005 e do massacre na universidade Virginia Tech este ano, graças à contribuição dos usuários. Ao mesmo tempo, existem usuários que tiram fotos do que as pessoas levam no bolso ou de insetos se acasalando", comentou.

Garlinghouse destacou que o Yahoo! também considera o Flickr uma fonte de negócios e que, segundo suas estimativas, a implementação das sete novas versões do portal trará lucros à companhia.

Sobre os problemas de acesso que o portal vem tendo na China, Garlinghouse disse que a empresa está investigando o caso e espera que seja um fenômeno a curto prazo, embora não acredite que se deva a um ato de censura por parte do regime chinês.

O Yahoo! também aproveitou para apresentar um novo livro intitulado "24 horas de Flickr", composto por 122 imagens das 700 mil que os usuários publicaram no dia 5 de maio.

As imagens abrangem desde um nascimento a uma morte, passando por formaturas, casamentos, festas e um dia na praia.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA