UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

10/08/2007 - 09h46
Chuvas torrenciais na Suíça deixam um morto e mais de ? 30 milhões em perdas

Genebra, 10 ago (EFE).- As chuvas torrenciais que nos últimos dois dias afetaram a Suíça deixaram um morto, vários feridos, centenas de evacuados e mais de 50 milhões de francos suíços (? 30,5 milhões) em perdas.

O estado de alerta se mantém em todo o território do país, enquanto se intensificam as tarefas de limpeza, especialmente nas regiões do centro e do leste, que ainda permanecem sob os efeitos das enchentes.

Uma sociedade suíça de seguros calculou hoje em mais de 5 milhões de francos suíços (? 3 milhões) as perdas causadas à agricultura pelas chuvas, sobretudo às plantações de milho, batata, beterraba e hortaliças.

No cantão de Jura, onde em apenas 72 horas choveu a mesma quantidade que durante todo um mês de agosto normal, um agricultor morreu ao cair em um bueiro cuja tampa foi arrastada pelas águas.

Nos cantões de Argóvia, Friburgo, Jura e Soleura, o Exército prestou apoio às equipes de socorro, e no cantão de Vaud toda a população da localidade de Roche teve que ser evacuada.

Em Roche, as ruas estão repletas de carros tombados, barro e pedras.

Em Berna, a capital, a situação tende a melhorar, mas os dispositivos de segurança se mantêm nas margens do rio Aar por temor de novos transbordamentos, embora o nível de suas águas tenha descido a 403 metros cúbicos por segundo, frente aos 420 metros cúbicos por segundo que registrava quando foi dado o alerta.

Na cidade de Bienne, o nível do lago alcançou esta noite os 430,90 metros, 20 centímetros a mais que o recorde registrado em 2005, quando chuvas torrenciais atingiram o centro do país.

Em Friburgo, a agência de seguros de imóveis do cantão calcula em 3 milhões de francos suíços (? 1,83 milhão) as perdas causadas pelos três dias de intensas chuvas, um número que pode aumentar.

As autoridades suíças manterão o alerta e a mobilização das equipes de bombeiros, da Polícia e de proteção civil.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA