UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

30/08/2007 - 06h18
Cautela marca nova rodada de negociações sobre estatuto do Kosovo

Viena, 30 ago (EFE).- A nova fase de negociações sobre o estatuto futuro do Kosovo começou hoje em Viena, num ambiente de cautela após o fracasso da última rodada, mediada pelo enviado da ONU, Martti Ahtisaari.

"Sou um otimista realista quanto à possibilidade de um avanço", disse o alemão Wolfgang Ischinger, um dos três representantes do Grupo de Contato para o Kosovo, pouco antes de começar a reunião.

No primeiro encontro de trabalho, Ischinger, o americano Frank Wisner e o russo Aleksandar Botsan-Khartchenko conversam com a delegação albano-kosovar.

O Kosovo enviou uma equipe do mais alto nível. Estão em Viena o seu presidente, Fatmir Sejdiu, o primeiro-ministro, Agim Ceku, o presidente do Parlamento, Kolj Berischa, e os líderes de oposição Hashem Thaci, do Partido Democrático do Kosovo (KDP) e Veton Surroi, do partido liberal ORA.

Às 13h (8h de Brasília) deve haver uma reunião com a delegação sérvia, que não tinha chegado ainda a Viena quando começaram as conversas com os albano-kosovares.

Belgrado decidiu enviar apemas o ministro de Relações Exteriores, Vuk Jeremic, e o ministro para o Kosovo, Slobodan Samardzic.

Não está previsto um encontro direto entre as duas delegações, que mantêm posturas opostas. Às 16h30 (11h30 de Brasília) deve haver uma entrevista coletiva.

O novo ciclo de consultas de quatro meses começou no dia 10 de agosto, depois de a oposição da Rússia levar ao fracasso de várias tentativas de aprovar no Conselho de Segurança da ONU uma resolução baseada no plano do mediador internacional Martti Ahtisaari.

O plano previa uma independência tutelada internacionalmente para o Kosovo, província sérvia com 90% de população de origem albanesa.

Mas a idéia foi rejeitada pela Sérvia, que não aceita uma modificação de suas fronteiras e oferece em troca uma ampla autonomia.

Pristina insiste que a independência não é negociável e afirma que não aceitará uma eventual divisão do território, nem a reabertura do "pacote" de medidas proposto por Ahtisaari.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA