UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

26/10/2007 - 04h42
Governo do Chade assina acordo de paz com rebeldes na Líbia

Túnis, 26 out (EFE).- O Governo do Chade e quatro movimentos rebeldes do país assinaram ontem à noite um acordo de paz na localidade líbia de Sirte, sob a mediação do coronel Muammar Kadafi, informou hoje a agência de imprensa líbia "Jana".

Os presidentes do Chade, Idrid Déby, e do Sudão, Omar al-Bashir, compareceram à assinatura do tratado. Eles se cumprimentaram pelo compromisso que encerra as hostilidades entre o Exército chadiano e os rebeldes.

Os quatro movimentos de oposição ao regime são a União das Forças para a Democracia e o Desenvolvimento (UFDD), a UFDD-Fundamental, o Reagrupamento das Forças pela Mudança (RFC) e a Concórdia Nacional Chadiana (CNT).

Os dirigentes rebeldes Mahamat Nouri, Timan Erdimi e Hassan Yinedi afirmaram que esperam ver as suas forças serem reintegradas ao Exército chadiano.

Pelo acordo, o Governo promete cargos no Executivo aos dirigentes rebeldes, a anistia para os grupos dissidentes e a libertação de prisioneiros.

Os termos do compromisso tinham sido elaborados no dia 3, em Trípoli. Kadafi afirmou então que isso demonstrava que os africanos podem resolver as suas diferenças sem intervenção estrangeira.

Kadafi recomendou aos movimentos rebeldes do Chade que aproveitem a ocasião para se transformarem em partidos políticos legais, defendendo as suas idéias pacificamente e respeitando a Constituição.

As Nações Unidas e a União Européia (UE) enviarão em breve uma força de paz ao Chade. A sua missão será proteger os milhares de refugiados de Darfur que acampam no país.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA