UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

15/11/2007 - 23h52
Investigação responsabiliza Indonésia pela morte de jornalistas

Sydney (Austrália), 16 nov (EFE).- A investigação judicial realizada na Austrália sobre a morte do britânico Brian Peters, um dos cinco jornalistas assassinados em 1975 no Timor-Leste, responsabilizou nesta sexta-feira o Exército indonésio pelo crime, e recomendou o início de um julgamento por crimes de guerra.

A juíza Dorelle Pinch concluiu que os indícios apresentados na investigação, aberta em fevereiro, demonstram que as vítimas foram assassinadas pelo Exército indonésio para evitar que a imprensa divulgasse a brutal invasão do Timor pela Indonésia.

Pinch enviará as suas conclusões ao Procurador-geral da Austrália, Philip Ruddock. Ele tem jurisdição para iniciar um julgamento por crime de guerra, de acordo com as convenções de Genebra.

Ao ler as conclusões, a juíza disse que os jornalistas morreram por causa de "tiros ou facadas que foram dados de forma deliberada, e não numa situação de luta, por membros das forças especiais indonésias".

Pinch apontou como dois dos autores do assassinato o comandante Christoforus da Silva e o capitão Yunus Yosfiah. Eles comandavam a unidade militar que, em 16 de outubro de 1975, se encontrava em Balibo, onde começou a invasão militar da ex-colônia portuguesa.

Ainda segundo Pinch, há provas circunstanciais de que o chefe das Forças Especiais Indonésias, o general Benny Murdani, e o coronel Dading Kalbuadi, comandante do Grupo de Forças Especiais, teriam dado a ordem para a execução dos repórteres.

Os britânicos Brian Peters e Malcolm Rennie, os australianos Greg Shackleton e Tony Stewart e o neozelandês Gary Cunningham eram os únicos jornalistas estrangeiros que permaneciam no Timor-Leste quando a Indonésia se preparava para invadir o território.

A versão oficial da Indonésia é de que eles ficaram presos entre o fogo do Exército indonésio e o dos independentistas timorenses em Balibo.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA