UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

31/12/2007 - 09h33
Maoístas voltam ao Governo do Nepal com a posse de quatro ministros

Katmandu, 31 dez (EFE).- Quatro membros da ex-guerrilha maoísta tomaram posse hoje perante o primeiro-ministro nepalês, Girija Prasad Koirala, e confirmaram assim a volta ao Governo dos ex-rebeldes, três meses depois de tê-lo abandonado.

Apesar de os maoístas terem, a princípio, cinco pastas, um dos ministros não compareceu à cerimônia em Katmandu e não pôde ser empossado.

Na sexta-feira, o Parlamento tinha votado para estabelecer uma República após as eleições para a Assembléia Constituinte, previstas para abril - uma das condições fixadas pelos maoístas para sua volta ao Governo.

Em setembro, o Partido Comunista do Nepal (maoísta) tinha se retirado da coalizão de Governo, pedindo que o Nepal fosse declarado uma República e que fosse estabelecido um sistema eleitoral proporcional.

Após semanas de negociações, os sete partidos governamentais chegaram a um acordo no dia 23 para incluir na Constituição interina a frase "o Nepal será uma República Federal Democrática".

Os maoístas ocuparão os mesmos ministérios que dirigiam antes de sua retirada: Informação, Conservação Florestal, Habitação, Bem-Estar Social e Desenvolvimento Local.

O Governo e os maoístas assinaram um acordo de paz em outubro de 2006, que pôs fim a uma década de guerra.

A Constituição do Nepal, provisória e redigida após esse acordo, não outorga papel algum ao monarca e prevê que a Assembléia Constituinte é que deve decidir o futuro da Monarquia nepalesa em sua primeira sessão.

Os maoístas temem a lealdade que o Exército ainda demonstra pelo rei Gyanendra, a quem acusam de atrapalhar o processo de paz e de ter instigado as revoltas de vários grupos étnicos ocorridas este ano no país.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA