UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

18/01/2008 - 00h25
Vulcão Galeras, no sudoeste da Colômbia, entra em erupção

Bogotá, 17 jan (EFE).- O vulcão Galeras, no departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, perto da fronteira com o Equador, entrou em erupção nesta quinta-feira após vários tremores que produziram pânico em Pasto, capital da região, mas ainda não há informações sobre danos ou vítimas, segundo fontes oficiais.

Um porta-voz da Rede Sismológica Nacional disse à agência Efe que, segundo os técnicos localizados na região, houve uma explosão muito forte por volta das 23h16 (de Brasília) na cratera do vulcão, 900 quilômetros a sudoeste de Bogotá. Durante todo o dia, aconteceram pelo menos cinco abalos em cadeia.

O Observatório do Instituto de Pesquisas Geológico-minerais (Ingeominas), que vigia permanentemente o Galeras, informou num primeiro comunicado que a erupção foi "de caráter explosivo". Por isso, acrescentou, "o nível atual de atividade mudou para o nível um, erupção iminente".

A explosão e os tremores causaram temor nos moradores dos edifícios mais altos de Pasto. Eles saíram às ruas, apavorados, porque o Galeras não apresentava uma atividade assim há 15 anos.

O Galeras, que tem uma altitude de 4.276 metros, entrou em atividade em 1988, com pequenos sismos, emissão de gases e uma densa coluna de fumaça. Desta vez, a cratera lançou alguns pedaços de rocha fundida, pedras incandescentes ou piroclastos.

Nos arredores do vulcão, as autoridades calculam que vivem cerca de 8 mil pessoas. No entanto, o governador de Nariño, Antonio Wolff, pediu "tranqüilidade e calma". Ele garantiu que por enquanto a situação é de "absoluta normalidade" e disse que o evento foi diferentes do de 1992.

"É uma erupção média", declarou Wolff, ressaltando que "não há ameaça para a população".

Em novembro do ano passado as autoridades colombianas evacuaram a área de risco do Galeras, devido ao risco de uma erupção.

O Galeras é um dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos. Em 15 de janeiro de 1993, uma erupção matou nove pessoas, entre elas seis especialistas estrangeiros que participavam de um congresso mundial de vulcanologia.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA