UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

09/02/2008 - 00h35
Comunidade espanhola no Brasil comemora lei de residentes no exterior

São Paulo (Brasil), 8 fev (EFE).- Cerca de dois mil representantes da comunidade espanhola que vive no Brasil comemoraram hoje as novas disposições que favorecem os espanhóis residentes no exterior, e que foram expostas em São Paulo pelo ministro do Trabalho e Assuntos Sociais da Espanha, Jesús Caldera.

O ministro, que chegou hoje ao Brasil no início de uma viagem por vários países da América do Sul, assinalou que o Conselho de Ministros aprovará este mês em última instância a lei que permitirá recuperar a nacionalidade de filhos e netos de espanhóis, especialmente de mulheres casadas com estrangeiros.

"Agora, todos os filhos e netos de espanhóis poderão recuperar, se quiserem, sua nacionalidade espanhola, que é um direito. Não era justo para as espanholas que filhos e netos de homens a tivessem, mas filhos e netos de mulheres não", apontou o ministro.

Explicou que as representações diplomáticas terão um ano para adequar-se à chamada "Lei da Memória Histórica" e começar o processo de trâmite dos beneficiados e, "mais adiante, buscar os mecanismos para convalidar os títulos destes filhos e netos de espanhóis para poder trabalhar na Espanha".

Caldera assinalou à Agência Efe que no caso dos espanhóis que perderam sua nacionalidade por adotar a brasileira, "cabe ao Ministério da Justiça fazer essas revisões de caráter técnico".

"Mas podemos dizer que todos, absolutamente todos, poderão recuperar sua nacionalidade espanhola", disse.

O ministro destacou também a promulgação por "consenso e unanimidade" do Estatuto da Cidadania Espanhola no Exterior, que visa ajudar os espanhóis que vivem fora de seu país natal.

"A Espanha tinha uma carência de política integral para os espanhóis que vivem fora do país, que chegam a 1,5 milhão", ressaltou.

"Agradeço ao Brasil por acolher quase 70 mil espanhóis, mas nosso propósito na atual legislatura é que não haja um só espanhol que passe por problemas fora da Espanha, que é um grande país e onde acolhemos, por exemplo, 100 mil brasileiros", opinou.

Segundo dados do Ministério, vivem no Brasil 65.629 espanhóis, que representam 5,49% dos residentes do país no exterior.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA