UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

11/02/2008 - 14h13
Brasil condena atentados no Timor Leste

de Brasília

O governo brasileiro expressou hoje sua "veemente" condenação aos atentados sofridos pelo presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, que ficou ferido à bala, e pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

"O Brasil condena veementemente o recurso à violência e conclama todas as forças políticas e de segurança de Timor Leste a envidarem renovados esforços para a manutenção da ordem e a solução das questões políticas pela via do entendimento e do diálogo pacífico", afirma uma nota divulgada pelo Itamaraty.

No comunicado, o governo "reitera o firme compromisso de continuar a colaborar com vistas à construção de um Estado timorense soberano, estável, democrático e próspero", segundo Ramos Horta tinha manifestado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando visitou Brasília, em 30 de janeiro.

A nota afirma que Lula e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que está em viagem pelo Oriente Médio, pediram toda a informação possível às embaixadas do Brasil no Timor Leste e também na Austrália, para onde Ramos Horta foi levado.

"De acordo com as últimas informações disponíveis, o estado de saúde do presidente Ramos-Horta é estável e a situação em Dili é de calma", indica o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil teve uma ativa participação no processo que levou à independência do Timor Leste da Indonésia, e mantém programas de cooperação com essa nação, que foram ampliados durante a visita de Ramos Horta em janeiro.

O presidente timorense foi alvo de um atentado lançado hoje por um grupo de militares renegados liderados pelo comandante Alfredo Reinado, que morreu no ataque à residência de Ramos Horta.

Pouco antes, o veículo de Xanana Gusmão tinha sido atacado a tiros, mas o primeiro-ministro timorense saiu ileso.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA