UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

23/02/2008 - 14h44
Governo de Uganda e grupo rebelde assinam cessar-fogo

Cartum, 23 fev (EFE) - O Governo de Uganda e o grupo rebelde ugandense Exército de Resistência do Senhor (LRA, em inglês) assinaram hoje um acordo de cessar-fogo em Juba, a capital da região autônoma do sul do Sudão.

O tratado foi assinado na presença do enviado especial da ONU para o norte de Uganda, o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, e o vice-presidente do sul do Sudão, Riek Machar, informaram fontes próximas às negociações.

"O cessar-fogo permanente supõe abandonar as armas, ou seja, o fim da guerra", que durou quase duas décadas no norte de Uganda, ressaltou Chissano após a assinatura do acordo.

O porta-voz e negociador do LRA, David Nyekorach-Matsanga, coincidiu com o ex-chefe de Estado moçambicano ao afirmar que o fim das operações armadas significa "o começo do retorno da paz ao norte de Uganda".

Por sua parte, o representante do Governo de Campala nas negociações de paz com os rebeldes, Chris Maghezi, antecipou que os parentes dos combatentes do grupo insurgente agora "são bem-vindos em Uganda".

Nesse contexto, Maghezi disse que o Executivo ugandense "está disposto a ajudá-los para que retornem a seus lares, e com garantias de segurança para que se apresentem como candidatos a ocupar postos políticos e trabalhistas".

Campala e os rebeldes negociam desde o ano passado um final ao conflito armado, em conversas que ocorrem no sul do Sudão, uma área na qual há anos o grupo tinha suas bases de retaguarda.

O LRA é considerado um dos grupos rebeldes mais cruéis da África, e é liderado por Joseph Kony, um fanático religioso que afirma que, se chegar ao poder em Uganda, governará se regendo pelos Dez Mandamentos.

A este grupo armado é atribuído o assassinato de civis, a mutilação de muitos deles e o seqüestro de cerca de vinte mil menores para serem usados como combatentes ou escravos sexuais.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA