UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

15/04/2008 - 09h45
Itália: Liga Norte consegue 8% dos votos e Itália dos Valores obtém 4%

Roma, 15 abr (EFE).- A Liga Norte, partido da lista do Povo da Liberdade de Silvio Berlusconi, conseguiu uma grande ascensão nas eleições italianas, ao obter 8% dos votos, assim como a legenda Itália dos Valores, que conseguiu 4%.

Segundo dados definitivos do Ministério do Interior italiano sobre as eleições italianas, a Liga Norte obteve 8,06% no Senado.

Essa porcentagem concede 25 senadores à legenda, junto com os 141 do Povo da Liberdade e os dois do Movimento pela Autonomia.

Além dessas cadeiras, há os senadores escolhidos pelos italianos no exterior - três legisladores, segundo dados ainda provisórios do Ministério do Interior -, que lhe permitirão maioria absoluta.

Na Câmara dos Deputados, a Liga Norte tem 8,29% e 60 cadeiras, que também se somam às 272 do Povo da Liberdade e às 8 do Movimento pela Autonomia, o que também concederá maioria à coalizão de Berlusconi nessa casa.

As porcentagens da Liga Norte são o dobro das obtidas em 2006, e refletem um maior número de eleitores não só em seus dois redutos tradicionais, a região do Vêneto e Lombardia, mas também em outras províncias do norte, como Emilia Romagna e Piemonte.

O partido Itália dos Valores, dirigido pelo juiz Antonio Di Pietro, obteve 4,31% no Senado (14 senadores) e 4,37% da Câmra dos Deputados (28 deputados).

Assim, a força política de Di Pietro, juiz que se tornou famoso durante a instrução do caso "mãos limpas" sobre a corrupção política na Itália, aparece apoio do Partido Democrata (PD).

Ainda à espera da apuração definitiva do voto no exterior, o Partido Democrata e Itália dos Valores terão 130 senadores e 239 deputados.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA