UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

10/05/2008 - 09h46
Dados e informações gerais sobre a Sérvia

Belgrado, 10 mai (EFE).- Dados e informações gerais sobre a Sérvia, que realiza eleições parlamentares neste domingo.

NOME OFICIAL: República da Sérvia.

LOCALIZAÇÃO: Sudeste da Europa, na Península dos Bálcãs. Faz fronteira com Hungria (norte); Romênia (nordeste); Bulgária (sudeste); Macedônia (sul); Albânia e Montenegro (sudoeste); Bósnia-Herzegóvina (centro-oeste); Croácia (noroeste).

SUPERFÍCIE: 88.361 quilômetros quadrados, incluindo o Kosovo, que em fevereiro autoproclamou sua independência - não reconhecida, no entanto, pelo Governo da Sérvia.

A Sérvia é um Estado independente desde junho de 2006, quando Montenegro deixou a união na qual as duas repúblicas tinham permanecido após a decomposição da antiga Iugoslávia.

COMPOSIÇÃO: No norte, há a província autônoma de Voivodina, de 21.506 quilômetros quadrados, onde se concentra uma minoria húngara; a Sérvia considera o Kosovo como sua província do sul, de 10.887 quilômetros quadrados, povoada por uma maioria de albaneses que proclamou a independência de forma unilateral. A ONU administra o Kosovo desde 1999.

POPULAÇÃO: 7,5 milhões de habitantes (sem o Kosovo), dos quais 82,8% são sérvios, 3,9% húngaros, 1,8% muçulmanos eslavos e 1,4% ciganos. Os outros grupos étnicos totalizam 10% da população.

Acredita-se que o Kosovo tenha cerca de dois milhões de habitantes, dos quais 90% pertencem à etnia albanesa.

CAPITAL: Belgrado, com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

IDIOMAS: Sérvio, além de idiomas das minorias.

RELIGIÃO: Cristãos ortodoxos (85%), católicos (5,5%) e muçulmanos (3,2%).

PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES: O presidente, que também é comandante do Exército, é eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos. Desde fevereiro de 2008, o chefe de Estado é o reformista Boris Tadic, que está no segundo mandato.

O Parlamento é unicameral, com 250 deputados e um mandato de quatro anos. O Governo é eleito pelo Parlamento. O centro-direitista Vojislav Kostunica lidera o Executivo desde maio de 2007. Kostunica liderou também o Governo anterior, que começou em 2004.

PRINCIPAIS PARTIDOS: Partido Radical Sérvio (SRS, ultranacionalista), Partido Democrático (DS, de Tadic), Partido Democrático da Sérvia (DSS, de Kostunica).

ECONOMIA: A economia sérvia ficou devastada após uma década de guerras e sanções internacionais durante o regime do líder autoritário Slobodan Milosevic. Após sua queda, em outubro de 2000, foram introduzidas reformas e a economia se recuperou.

A principal atividade econômica da Sérvia é a agricultura. Possui jazidas de carvão, linhito, zinco, chumbo, cobre e ouro.

PIB: Segundo estimativas, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,5% em 2007, e a renda per capita é de US$ 5.600.

INFLAÇÃO: 10%, em 2007.

DESEMPREGO: A taxa de desemprego beira os 20%.

HISTÓRIA: Os sérvios se estabeleceram nos Bálcãs no século VI. Na primeira metade do século XIV, seu Estado era o mais poderoso da península e Dusan foi coroado imperador em 1346.

Após sua morte, em 1355, começa o desmoronamento do Estado, que é derrotado pelo Império turco em 1389 na batalha do Kosovo, iniciando cinco séculos de domínio otomano.

Revoltas populares no início do século XIX levaram à libertação de grande parte de seu território, e a Sérvia obteve em 1830 a autonomia, enquanto a plena independência foi reconhecida em 1878, no Congresso de Berlim.

Nas guerras balcânicas (1912-1913), a Sérvia recuperou todo o seu território dominado pelo Império Otomano, incluindo o Kosovo, sua "terra prometida" desde 1389, mas já povoada por uma maioria de albaneses.

Em 1918, foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, Estado que depois passou a se chamar Iugoslávia, e no qual em 1945 foi estabelecido o regime comunista com Josip Broz Tito à frente.

Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia saíram dessa federação entre 1991 e 1992, enquanto Sérvia e Montenegro permaneceram unidas em um Estado que finalmente se decompôs em 2006.



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA