UOL Notícias Notícias
 

01/07/2008 - 12h06

Presidente argentina inaugura a 35ª Cúpula do Mercosul

(Acrescenta que Nicanor Duarte voltou ao Paraguai) Tucumán (Argentina), 1 jul (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, inaugurou hoje, em Tucumán, a sessão plenária da 35ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, com a participação de sete líderes sul-americanos.

Os presidentes reunidos em Tucumán, cerca de 1.200 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, aprovarão uma declaração final na qual expressam sua vontade de impulsionar o processo de integração comercial e econômica, e um comunicado conjunto de repúdio ao endurecimento da política migratória da União Européia.

Além de Cristina, estão presentes à reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado do Uruguai, Tabaré Vázquez, e da Venezuela, Hugo Chávez, cujo país está em processo de adesão ao bloco sul-americano.

Nicanor Duarte, presidente em final de mandato do Paraguai, país-membro do Mercosul, participou ontem à noite do jantar prévio à cúpula de Tucumán, mas depois retornou a seu país, porque hoje deve apresentar o relatório de sua gestão presidencial ao Parlamento.

Além disso, como representantes de países associados, estão os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Michelle Bachelet.

O plenário da cúpula, que começou com mais de uma hora de atraso, terminará hoje com a transferência da Presidência pro tempore do Mercosul ao Brasil, após seis meses de gestão argentina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h30

    0,10
    3,898
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h29

    0,55
    86.874,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host