UOL Notícias Notícias
 

18/08/2008 - 07h15

Partido do Governo recebe como "vitória do povo" a renúncia de Musharraf

Islamabad, 18 ago (EFE).- O Partido Popular do Paquistão (PPP, Governo), que era liderado pela falecida Benazir Bhutto, qualificou hoje a renúncia do presidente Pervez Musharraf como "uma vitória do povo".

"A renúncia de Musharraf é uma vitória do povo do Paquistão.

Finalmente os paquistaneses conseguem se livrar da ditadura e é um motivo de alegria", disse à Agência Efe um porta-voz da legenda, a mais importante das que compõem o Governo.

A fonte acrescentou que a saída do ex-general trará "estabilidade política" ao país, porque "durante os últimos meses Musharraf esteve conspirando contra um Governo civil", disse.

Segundo o porta-voz, os partidos da coalizão governamental poderiam ainda apresentar acusações contra Musharraf para julgá-lo por suas ações.

"Os líderes da coalizão decidirão hoje o que fazer com sua má gestão da política durante estes últimos nove anos", concluiu.

Musharraf anunciou hoje sua renúncia em discurso perante a nação e com isso tenta fugir da tentativa do Governo de iniciar contra ele um processo de cassação, cujo início estava previsto para esta semana.

O demissionário presidente assumiu o poder no Paquistão em outubro de 1999, após um golpe de Estado contra o Governo de Nawaz Sharif, que hoje é um dos membros do atual Executivo.

Em novembro do ano passado, Musharraf cedeu o comando do Exército, que ostentou durante oito anos, após ser reeleito presidente no mês anterior para um novo mandato de cinco anos ao qual agora renuncia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,16
    3,847
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,60
    100.688,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host