UOL Notícias Notícias
 

30/09/2008 - 14h25

Jornal "The New York Sun" fecha por causa da crise financeira

Nova York, 30 set (EFE) - O jornal conservador "The New York Sun" publicou hoje sua última edição, após mais de seis anos no mercado, devido aos prejuízos que estava registrando e coincidindo com a crise financeira que afeta Wall Street.

O jornal, cujo lema era "Brilha para todos", fecha devido às dificuldades de encontrar apoio financeiro nesta época de crise, explicaram os diretores.

"Este mês, para não falar esta semana, foi um dos piores do século para tentar encontrar uma injeção de capital e, no final, não tínhamos nem dinheiro nem tempo", explicou seu diretor, Seth Lipsky, aos funcionários do periódico em seu discurso de despedida.

O último número do jornal foi publicado exatamente um dia depois de as bolsas de Nova York terem sofrido a maior queda em pontos de sua história (777,68 pontos) e sua maior baixa percentual desde os atentados de 11 de setembro de 2001 (6,98%).

Além disso, nesta segunda-feira a Câmara de Representantes dos Estados Unidos rejeitou, surpreendentemente, o plano de resgate financeiro elaborado por Washington.

O prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, lamentou o fechamento do jornal, de cujas reportagens disse que eram "inteligentes, reflexivas, provocativas e, em algumas ocasiões, inclusive corajosas".

"Em uma cidade saturada pela cobertura de notícias e opiniões, o 'Sun' brilhou intensamente, embora por pouco tempo", disse Bloomberg.

O primeiro número do jornal saiu nas bancas em 16 de abril de 2002 custando US$ 0,50, com o mesmo de outro periódico da cidade, o "The Sun" (1833-1966), e como alternativa ao "The New York Times".

Tanto seu diretor quanto muitos de seus redatores procediam da edição inglesa do semanário judeu-americano em yiddish "The Forward".

Desde seu lançamento e apesar da baixa circulação, o jornal conseguiu se transformar em um influente veículo de comunicação na cidade de Nova York pela boa cobertura que oferecia, tanto das notícias relacionadas com a política local quanto pela alta qualidade de sua seção cultural e esportiva.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,71
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host